Conta Govbr: Como fazer?

A conta Govbr trata-se de uma identificação digital autenticada que permite ao usuário usufruir dos serviços públicos digitais integrados com a plataforma gov.br através de um único usuário e senha de maneira rápida e segura.

O Governo Federal passou a oferecer um ambiente para que os usuários possam acessar serviços públicos de forma digital.

Publicidade

Essa proposta do Governo Federal surge com intuito de facilitar a identificação e autenticação dos cidadãos que possibilita acesso unificado aos serviços públicos oferecidos.

Nas próximas linhas te explicamos como criar a sua conta Govbr além de trazer outras informações pertinentes para manter sua conta atualizada e segura.

Conta Govbr: Faça a sua!

Confira a seguir o passo a passo de como criar sua conta Govbr:

Publicidade

  1. Acesse o site da plataforma
  2. Selecione a opção “Crie sua conta gov.br”
  3. Selecione uma das opções de cadastro e siga as orientações disponibilizadas no site
  4. A partir das opções escolhidas, você será direcionado a diferentes perguntas, é necessário ler as instruções com cuidado para responder corretamente às perguntas
  5. Clique em “Avançar” para continuar
  6. Cadastre uma senha para sua conta.

Com a sua conta Gov.br você pode consultar valores a receber no sistema Registrato, desde que tenha o selo prata ou ouro de segurança.

Para saber mais sobre cada selo e suas vantagens, continue a leitura.

conta govbr

Selos de confiabilidade

Os selos de confiabilidade referem-se aos níveis de autenticação responsáveis por oferecer segurança para sua identidade digital e garantem que quem está acessando os serviços digitais é você mesmo.

Publicidade

Estes selos são necessários pois informam qual o grau de confiança da sua conta foi implementado para proteger suas informações sigilosas.

Existem três níveis de autenticação, são eles bronze, prata e ouro, confira a seguir como obter estes selos.

Selo Bronze – Nível Básico

É obtido através da validação de dados pessoais por meio da base de Cadastro de Pessoas Físicas e é adquirido no momento em que realiza o cadastramento da conta.

Já o selo previdenciário é obtido através da validação de dados previdenciários da base CNIS/INSS e permite o acesso a serviços limitados.

Selo Prata – Nível Verificado

Os selos de nível prata permitem acesso ao e-CAC e podem ser validados indo a uma agência de atendimento do INSS, por Internet Banking com a base de dados do seu banco.

Os selos podem ser obtidos através da validação de biometria facial pela base de dados do Denatran ou ainda ou por meio da base de dados do Sigep.

Selo Ouro – Nível Comprovado

Os selos de nível ouro permitem acesso a todos os serviços disponíveis no e-CAC utilizando o certificado digital de pessoa física ou através da validação facial do TSE.

Agora você sabe como funciona os selos de confiabilidade da sua conta Govbr!

Gostou do texto? Acompanhe nosso blog e fique sempre atualizado!

Publicidade