FGTS 2023 – Saiba mais detalhes!

Publicidade

Muitas pessoas estão aguardando as notícias sobre a liberação do FGTS 2023, mas será que haverá saques?

Como cita o site do UOL, o ministro do Trabalho e Previdência, Luiz Marinho, afirmou que quer acabar com o saque-aniversário do FGTS.

Publicidade

Então, quer dizer que não posso fazer o saque nesse ano?

Entenda abaixo como você pode sacar o FGTS 2023 antes dessa medida entrar em vigor.

FGTS 2023

Com a chegada do novo governo, o FGTS 2023 poderá sofrer algumas mudanças, dentre elas a extinção do saque-aniversário.

Publicidade

Junto a essa medida, a possibilidade do empréstimo com garantia de uso do FGTS, também pode estar com os dias contados.

As medidas ainda não foram definidas, se forem os únicos meios de retirada do FGTS do cidadão serão através de demissão e quando liberarem contas ativas e inativas.

Todos os trabalhadores rurais, os temporários, os intermitentes, os avulsos, os safreiros (operários rurais, que trabalham apenas no período de colheita) e os atletas profissionais (jogadores de futebol, basquete, etc.) tem direito ao FGTS, desde que exercem alguma função conforme CLT.

As contas são consideradas ativas enquanto o trabalhador ainda presta serviço para uma empresa ou um empregador individual, depósitos mensais são feitos nela.

Ao termino das atividades empregatícias essas contas passam ser inativas.

Segundo citação da Febraban, Federação Brasileira de Bancos para o site UOL:

“A extinção dessa modalidade reduzirá as opções que uma parcela dos trabalhadores brasileiros tem para acesso a recursos no mercado de crédito, ficando assim sujeita a taxas mais elevadas. A medida afetará cerca de 70% dos tomadores usuários dessa linha, que estão negativados e não terão acesso a outra fonte de crédito”.

A Febraban ainda reitera sobre a importância da antecipação do FGTS para os brasileiros:

É uma interessante opção para os tomadores de crédito, tem caráter voluntário, é segura e apresenta taxas competitivas entre as existentes no mercado”.

Todos os trabalhadores que prestaram ou ainda exercer uma atividade com registro em carteira deve possui uma conta do FGTS.

O trabalhador pode sacar o valor que foi depositado apenas em condições especiais, como

  • Demissão sem justa causa
  • Após se aposentar por idade
  • Estar com alguma doença terminal, entre outros.

Mas, qual outro benefício o cidadão poderá ganhar para compensar a perda do saque-aniversário?

Para trabalhadores de empresas privadas podem contar com a liberação do PIS e os trabalhadores da rede público podem contar com o Pasep.

Ambos estão estimados para serem pagos até junho de 2023, basta ficar atento aos portais de notícias.

fgts 2023

Como consultar seu saldo FGTS?

Independente de ter uma conta ativa ou inativa se você está trabalhando ou já trabalhou registrado pode ter algum dinheiro depositado em sua conta do FGTS.

Para obter essa informação, você tem 3 alternativas no momento: consultar o site da Caixa, ir a uma agência ou correspondente do banco da Caixa ou em uma lotérica.

  • Pela Internet: se você tem cartão cidadão e senha basta acessar o site da Caixa. Insira o número cartão e se for o primeiro acesso clique em Cadastrar senha. Preencha as informações. E depois de fazer a senha da Internet, abra sua conta e confirme as quantias que poderá receber do FGTS
  • Na agencia/correspondente bancário: nesses locais você consegue verificar o extrato da sua conta com o cartão Cidadão e senha no autoatendimento também. Caso não tenha, leve a carteira de trabalho e obtenha as informações no atendimento presencial
  • Nas lotéricas: as lotéricas também estão aptas a verificar seu saldo de contas inativas e ativas. Contudo, apresente com seu Cartão Cidadão, senha e um documento com foto em bom estado.

Não fique de fora, acompanhe aqui as notícias do governo e aproveite para sacar seu FGTS 2023!

Publicidade