Valor a Receber do Banco Central: Quanto vou poder sacar?

Se você faz parte das pessoas que querem ter informações sobre o sistema de Valor a Receber do Banco Central, fique conosco para saber mais informações.

Esse serviço possibilitará que as pessoas físicas ou jurídicas possam verificar se têm algum saldo a receber de bancos ou de outras instituições do sistema financeiro e ainda saber como pedir.

Publicidade

Ao longo do ano de 2022, o Banco Central poderá ampliar a consulta para a devolução de um valor que seja decorrente de tarifas ou de obrigações de crédito, que são cobradas indevidamente ou por aquelas que estejam previstas em um Termo de Compromisso, as contas de pagamento, pré-pagas, pós-pagas, com saldo disponível.

Além das contas que já foram encerradas por corretoras e as distribuidoras de títulos e de valores imobiliários e outras situações, que possam resultar em valores a serem devolvidos, mas que são reconhecidos pelas instituições financeiras e que são de responsabilidade das próprias instituições financeiras e em alguns saldos há o recebimento de um pequeno valor.

Continue a leitura e confira as informações sobre o sistema Valor a Receber do Banco Central.

Publicidade

Valor a Receber do Banco Central: Onde posso consultar?

Tenha muito cuidado com os golpes e o único site que você poderá consultar seu valor a receber é esse aqui:

  1. Após acessar esse site, use o seu CPF, a data de nascimento ou o seu CNPJ, com a data de abertura de uma empresa
  2. Se o caso for positivo, você deve guardar bem a data e que o sistema irá lhe informar.

Se você não tiver um login em Gov.br, pode fazer o seu cadastro de graça e pelo site.

Outra opção é pelo do app do Gov.br para Google Play e App Store.

Publicidade

Para transferir os valores será necessário um cadastro em Gov.br nível prata ou ouro.

Nunca faça qualquer tipo de pagamento para ter acesso a esses valores e nem passe seus dados para ninguém, o Banco Central não entrará em contato para falar sobre os valores ou solicitar seus dados.

Os bancos, as administradoras de consórcio e outras instituições, que são as financeiras é que são as responsáveis pelas informações a serem enviadas ao Banco Central e que irão aparecer no Sistema de Valores a Receber (SRV).

O Banco Central é o responsável por centralizar todas as informações e ainda é uma forma de facilitar o acesso a um cidadão.

Numa primeira fase, o Banco Central irá devolver um dinheiro perdido e com um restante de dinheiro a ser devolvido numa segunda fase e que provavelmente poderá ocorrer no segundo semestre desse ano.

O sistema que é o de Valores a Receber é tido como uma nova ferramenta e que é disponibilizada pelo Banco Central, para ajudar as pessoas físicas ou jurídicas.

Elas poderão saber e por meio desse sistema se há algum dinheiro de uma instituição financeira.

Os usuários terão a possibilidade de resgatar por esse dinheiro via Pix e que poderá ser indicado pelo beneficiário.

A maior finalidade de receber esses valores é o de ser um canal de comunicação com o sistema financeiro e os clientes de outras instituições financeiras.

valor a receber

Quando vai estar disponível?

Os acessos online do Valores a Receber ou o SVR tiveram o seu início em 07/03/2022 e foram suspensos, mas que ocorriam no site citado acima e de forma escalonada, de acordo com um calendário que é organizado por ano de nascimento e ano de abertura da empresa.

As consultas estão temporariamente indisponíveis e para um aprimoramento.

Há um trabalho que é para se ter melhorias e a inclusão de novos valores, o Sistema que é o de valores a receber está passando por uma reformulação e ficará indisponível até o dia 2 de maio.

Portanto, a partir dessa data, algumas mudanças poderão estar valendo, como o de não ter a necessidade de realizar mais um agendamento.

Para isso, bastará pedir por um resgate dos valores e no momento da consulta, além do sistema ter outras informações a respeito dos cidadãos e das empresas.

Na prática, isso pode ser que as pessoas que não tinham valores na primeira etapa, poderão ter direito a um resgate que é de algum valor e na nova fase que é a desse sistema.

Se tiver um valor a receber, siga as informações que passamos e faça a transferência desse saldo para a sua conta.

Quer mais informações sobre esse assunto? Continue navegando no nosso blog!

Publicidade