Cadastro Registrato: Confira quanto você vai receber!

Recentemente, o Banco Central informou que liberou uma nova consulta ao Registrato e essa consulta para saber se existe algum valor a ser recebido de instituições financeiras requer um cadastro Registrato.

Estima-se que a soma destes valores a receber esteja em cerca de R$8 bilhões de reais, sendo que R$3.9 bilhões são de contas correntes que você tinha e foi encerrada com algum dinheiro, tarifas indevidas cobradas por bancos, aquele valor que ficou esquecido em algum consórcio, entre outras possibilidades em que você poderá resgatar esse montante.

Publicidade

Neste artigo, vamos te ajudar a descobrir quanto você irá receber e qual é a previsão dos pagamentos.

Acompanhe a leitura e entenda como fazer seu cadastro Registrato.

Cadastro Registrato: Quanto vou sacar?

Para você descobrir qual é o valor que terá disponível para saque, primeiro você precisa fazer seu cadastro Registrato e descobrir se realmente tem algum valor disponível.

Publicidade

Basta acessar o site, seguir as instruções que nele constam e fazer a consulta, nela você saberá se tem algum valor a receber e de qual banco ou instituição financeira.

Vale salientar que, caso não tenha nenhum valor disponível, o cidadão será orientado a realizar nova consulta a partir do dia 2 de maio de 2022.

Caso tenha valores, as orientações são sobre como resgatar essa quantia:

Publicidade
  1. O resgate do valor não será imediato
  2. O cidadão vai receber a data e o período para consultar e solicitar o resgate do saldo existente
  3. As datas serão agendadas de acordo com o nascimento da pessoa (em caso de pessoa física) ou da abertura da empresa (em casos de pessoa jurídica);

O Registrato é um sistema administrado pelo Banco Central que permite aos cidadãos terem acesso, pela internet, de forma rápida e segura, a relatórios contendo informações sobre como está a sua situação com as instituições financeiras, suas operações de crédito e câmbio.

Esse sistema permite que o cidadão possa consultar, de graça, informações sobre empréstimos em seu nome, em quais bancos ele possui conta, chaves Pix cadastradas em seu nome, dívidas com órgãos públicos federais, cheques sem fundos e dados de compra ou venda de moeda estrangeira realizadas pelo cidadão.

cadastro registrato

Quando vai ocorrer os pagamentos?

Isso tudo está de acordo com uma tabela seguindo data de nascimento ou criação da empresa, datas disponíveis e repescagem:

  • Antes de 1968 – 07/03 a 11/03 – 12/03
  • Entre 1968 e 1983 – 14/03 a 18/03 – 19/03
  • Após 1983 – 21/03 a 25/03 – 26/03.

Agora que você já sabe que tem um valor a receber e o período em que poderá fazer o saque, vamos entender como ele deve ser feito:

  1. Primeiro você vai precisar fazer um cadastro no site para ter acesso aos valores
  2. Em seguida, vai precisar acessar o site do valor a receber, no seu período de saque e usar o login cadastrado no site para solicitar o saque do valor existente
  3. Caso você perca o prazo do seu período, basta acessar o site do valor a receber, a partir do dia 28/03/22, com o seu login Gov.br e solicitar o saque.

Na tentativa de evitar possíveis fraudes, o Banco Central destaca que o único site disponível é o www.valoresareceber.bcb.gov.br.

O cidadão deve tomar cuidado para não entrar em páginas fraudulentas, que tenham o nome parecido ou algo do tipo.

O órgão também esclareceu que não entrará em contato com nenhum usuário, nem enviará links por SMS, WhatsApp, Telegram ou e-mail para confirmar dados pessoais ou tratar de valores a receber.

O único momento em que haverá contato com o correntista será no caso de a transferência não poder ser feita por Pix, mas a comunicação será feita pela instituição detentora do dinheiro, sem nenhum pedido de confirmação de dados ou de senhas.

O Banco Central deixa claro que todo o processo de resgate de valores esquecidos é gratuito, o usuário jamais deverá fazer qualquer pagamento para consultar o valor a receber nem para sacar o dinheiro, qualquer pedido nesse sentido configura golpe.

Agora que você já sabe como e quando poderá receber os valores disponíveis e faça seu cadastro Registrato!

Gostou do nosso texto? Confira mais artigos do nosso blog!

Publicidade