Meu INSS

Meu INSS

Meu INSS – Acompanhando o uso cada vez mais frequente da internet para a solicitação de serviços, resolução de problemas ou a obtenção de documentos, o INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) aderiu à era digital e lançou uma nova plataforma.

No Meu INSS é possível realizar diversos serviços. Assim como obter documentos e tirar dúvidas sem precisar usar o telefone ou ir até uma agência da Previdência Social. Tudo muito simples, prático e rápido.

Publicidade

Apesar disso, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o funcionamento do Meu INSS. Assim, se questionando inclusive se a tecnologia é realmente eficaz. Esse é o seu caso?

Você tem dificuldades em usar a plataforma? Gostaria de aproveitar o máximo do sistema, mas não sabe como fazer? Então acompanhe esse texto. Aqui vamos contar tudo o que é preciso saber para extrair o máximo do Meu INSS.

Meu INSS

Com o objetivo de facilitar o atendimento aos cidadãos e desafogar os postos de atendimento e as centrais telefônicas, o Governo Federal lançou o Meu INSS. Uma plataforma que liga os trabalhadores a diversos benefícios e serviços.

No Meu INSS é possível, por exemplo, fazer consultas, verificar o status de serviços solicitados, receber atendimento. Ou então, até mesmo agendar serviços que podem ser executados apenas presencialmente.

Como funciona o Meu INSS?

Meu INSS

O funcionamento do Meu INSS é bastante simples. O interessado precisa estar conectado à internet, seja em seu computador, tablet ou celular. Estando online, é preciso acessar o site do portal, em meuinss.gov.br.

Uma vez no portal, o contribuinte precisa fazer seu login para ter acesso aos diversos serviços ofertados pela plataforma. No Meu INSS é possível, por exemplo:

  • Consultar seu extrato do INSS
  • Verificar informações sobre pagamentos ou parcelamento de benefícios
  • Revisar os benefícios
  • Fazer consultas
  • Tirar dúvidas
  • Solicitar atendimento
  • Agendar o atendimento presencial
  • Dentre outros

Meu INSS Cadastro

Conforme mencionamos no tópico acima, para utilizar os serviços do Meu INSS é preciso fazer um cadastro na plataforma. Além disso, é preciso estar conectado à internet, independente do dispositivo que você esteja utilizando.

Depois de acessar o site oficial do Meu INSS, o trabalhador deve informar o número de seu CPF e criar uma senha. Escolha uma combinação que seja fácil de lembrar e que tenha letras maiúsculas, números e símbolos, dificultando que criminosos possam acessar seu perfil.

Após realizar essa etapa, basta que a pessoa digite o código da imagem informada na tela de cadastramento, para que sua inscrição prossiga e possa ser completada.

Em seguida, o site irá informar um código de acesso. O beneficiário deve ligar para o número 135, da central de atendimento da Previdência Social e seguir o passo a passo, para que seu cadastramento seja concluído. A ligação é gratuita.

Serviços disponíveis no Portal

O Meu INSS oferece aos trabalhadores uma vasta gama de serviços, tornando o comparecimento a uma agência do órgão algo praticamente dispensável, ou realizável apenas em último caso.

Aposentadoria

Para que se tenha uma ideia do que é possível fazer no Meu INSS, a plataforma permite o agendamento do pedido de aposentadoria urbana, a solicitação do salário maternidade urbano, a obtenção do extrato previdenciário (CNIS) e simular o tempo de contribuição, para saber se tem ou não direito à aposentadoria.

Agendamentos e Requerimentos

No portal é possível, também, fazer agendamentos ou requerimentos, que costumam ser feitos em agências físicas, consultar o histórico de crédito de benefício e obter também a carta de concessão, documento que comprova a uma pessoa que ela, de fato, se aposentou.

O Meu INSS oferece, ainda, a opção de agendamento de perícia, evitando que o trabalhador pegue horas de fila para comparecer a um posto e, muitas vezes, sair sem a sua perícia agendada, dificultando a obtenção ou a renovação do auxílio-doença.

Resultado da Perícia Médica

A ferramenta disponibiliza o resultado da perícia médica, novamente evitando deslocamentos desnecessários e gastos que, em algumas situações, podem comprometer gravemente o orçamento daquela família, sobretudo se o trabalhador acidentado for o único provedor de renda.

Extratos

No Meu INSS, o beneficiário pode consultar também seu extrato do empréstimo consignado, permitindo a ele ter um maior controle sobre o seu comprometimento de renda com empréstimos, gerenciando melhor os seus recursos. .

A plataforma oferece ainda o extrato do Imposto de Renda, para que o aposentado ou pensionista informe corretamente os vencimentos recebidos do INSS durante o ano-calendário vigente.

Declaração de benefício

É possível, também, consultar a declaração de benefício, apurando se há alguma pendência (consta) ou se não existe nenhum complicador (nada consta).

Para aqueles que entraram com pedido de revisão de benefício, o Meu INSS permite também o acompanhamento online do pedido.

Lista de Postos de Atendimento

Se acaso realmente for necessário comparecer a uma agência física, o site oferece uma lista de postos de atendimento. Assim, permitindo que o internauta selecione a que estiver mais perto de seu domicílio.

O site permite também que você altere seus dados de contato, importante em caso de mudança de cidade ou mesmo de bairro.

Veja aqui como funciona o Aviso Prévio!

Consulta benefício

Conforme comentamos nesse texto, dentre os serviços que o site Meu INSS oferece a possibilidade de consultar o benefício. Muito útil para quem recebe auxílios e não quer ficar saindo de casa apenas para saber se o dinheiro já está disponível.

A fim de saber se o requerimento foi aprovado, é necessário entrar no sistema e informar o seu CPF e a senha criada para acesso. Esse serviço oferece a opção de acompanhar o pedido ou, para quem já fez a perícia, verificar se o resultado foi positivo ou negativo.

Se acaso, durante o uso do sistema, você perder sua senha de acesso, não se desespere. É possível fazer um novo cadastro, gerando uma senha provisória.

Publicidade

Aqui, basta acessar o site Meu INSS, clicar em “entrar”, selecionar a opção “login” e, em seguida, clicar em “cadastre-se”. Coloque todos os dados pessoais e entre em contato com a central 135, da Previdência Social.

O cadastro será confirmado e uma nova senha será enviada ao usuário. Agora, é tomar cuidado para não perder o código e ter de solicitar uma nova senha.

Viu como o uso do Meu INSS é fácil? Agora, ir para um posto de atendimento só se for realmente urgente.

Veja também o que é o seguro defeso e como funciona!