MTE Consulta – Ministério do Trabalho e Seguro Desemprego

MTE Consulta – Ministério do Trabalho e Seguro Desemprego

MTE Consulta – O Seguro desemprego é o direito que dos trabalhadores possuem para assegurar o sustento de um trabalhador que foi recentemente demitido sem justa causa.

Ele proporciona um suporte a fim de evitar o desespero em uma hora difícil que é a perda do seu emprego. Com ele, o cidadão consegue mais tranquilidade a fim de procurar trabalho, com o auxílio em dinheiro por um período determinado.

Publicidade

Ele é pago aos trabalhadores pela Caixa Econômica, que é a responsável pelo benefício do governo. Trabalhadores formais ou domésticos que foram demitidos sem a justa causa, os trabalhadores que foram retirados de situações de trabalho consideradas semelhantes ao de escravidão, dispensados por um determinado tempo a fim de fazer uma qualificação profissional e pescadores no período de defeso, podem dar entrada no pedido do seguro desemprego.

A fim de descobrir como valer os seus direitos, faça um mte consulta para saber como proceder.

Veja aqui como funciona o aviso prévio!

MTE consulta de habilitação

MTE Consulta

Quem já recebeu o seguro desemprego, pode fazer uma verificação de informações dos benefícios disponibilizados atualmente. Nele, você pode descobrir o valor do seu saldo e outras informações. Durante a consulta, você precisa ter em mãos o seu número do PIS que está na sua Carteira de Trabalho.

Mas a fim de fazer a consulta, é necessário um cadastro no sistema do site da Caixa Econômica Federal.

MTE consulta seguro desemprego – liberação da parcela

A parcela do seu seguro desemprego fica disponível 30 dias depois de ter sacado a parcela anterior. A consulta e o acompanhamento do resgate das parcelas podem ser feitos através dos meios de comunicação da CAIXA Federal: App CAIXA Trabalhador, Serviço de Atendimento ao Cidadão no 0800 726 0207 ou no site oficial site oficial

MTE consulta seguro desemprego – Valor

A fim de calcular o valor das parcelas que o trabalhador tem direito a receber, é preciso fazer a média dos últimos 3 salários antes da data de demissão. No caso de empregados domésticos, trabalhadores resgatados de situações degradantes e pescadores, é pago o valor de um salário mínimo.

Publicidade

MTE agendamento

Para fazer o seu agendamento a fim de solicitar o seu seguro desemprego, você precisa entrar na internet e acessar o site do Ministério do Trabalho e Emprego. E logo depois, se inscrever ao atendimento. Durante o pedido de agendamento, é preciso estar com o RG, CPF e o requerimento do seguro desemprego.

Então, você deve imprimir e guardar o comprovante que é emitido depois de terminar de fazer o agendamento. Isso, para marcar um horário e não esquecer o dia para comparecimento no local certo.

O processo de todos os serviços ligados ao seguro desemprego, pode ser acompanhado pela internet. O primeiro agendamento, a consulta de seu saldo ou então de como andam os seus requerimentos.

MTE prazo de requerimento

  • Trabalhador formal – 7º ao 120º da dispensa;
  • Bolsa qualificação – suspensão do contrato.
  • Trabalhador doméstico – 7º ao 90º dia da dispensa;
  • Pescador artesanal – até 120 dias do início da proibição;
  • Trabalhador resgatado – até 90º dia do resgate.

Veja também tudo sobre o Portal Meu INSS!