Saiba como sacar seu FGTS 2021!

Existem algumas maneiras de sacar FGTS 2021, como por meio do Saque-Aniversário, mas sendo necessário conhecer o calendário do FGTS 2021.

Se acaso ainda tem dúvidas, não se preocupe! Nesse artigo, será possível descobrir de quais formas é possível sacar o FGTS, além de conhecer o calendário atualizado.

Publicidade

Todas as informações do Novo Calendário Auxílio Emergencial

Sobre o FGTS

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício federal promulgado em 1966 e tem o intuito de auxiliar o trabalhador demitido sem justa causa. O FGTS consiste em um direito vinculado ao contrato de trabalho, válido por meio de um valor depositado mensalmente pelo empregador, em uma conta em nome do trabalhador. Antes de descobrir como sacar FGTS 2021, é importante conhecer o benefício, saber quem tem direito e qual valor receber.

O FGTS é um dos principais direitos dos trabalhadores e pode ser usado pelo trabalhador ao iniciar o processo de aquisição de um imóvel, por exemplo. O FGTS auxilia trabalhadores de carteira assinada (regido pela Consolidação das Leis Trabalhistas), trabalhadores rurais, domésticos, trabalhadores temporários, avulsos e intermitentes além de atletas, safreiros e diretores não-empregados, demitidos sem justa causa. O valor depositado mensalmente pelo empregador corresponde a 8% do salário do assalariado. Essa informação pode ser utilizada para saber quanto se tem a receber no final do contrato ou quando se é desligado.

sacar fgts 2021

Modalidades

Saque-aniversário FGTS 2021

Esta é uma das opções disponíveis aos beneficiários do FGTS em 2021. Ele permite a retirada anual dos recursos do FGTS por parte do trabalhador conforme o período correspondente ao seu mês de aniversário. Essa modalidade precisa ser habilitada, sendo necessário comunicar o interesse de adesão à Caixa Econômica Federal, banco onde a conta do benefício deve ser criada. Os trabalhadores optantes por essa modalidade até o último dia do mês de seu aniversário poderão receber o valor no mesmo ano. O calendário demonstra o período de sacar FGTS 2021 conforme o mês e é atualizado anualmente. Confira abaixo a disposição de saques em 2021:

Publicidade

  • Janeiro – janeiro e março;
  • Fevereiro – fevereiro e abril;
  • Março – março e maio;
  • Abril – abril e junho;
  • Maio – maio e julho;
  • Junho – junho e agosto;
  • Julho – julho e setembro;
  • Agosto – agosto e outubro;
  • Setembro – setembro e novembro;
  • Outubro – outubro e dezembro;
  • Novembro – novembro de 2021 e janeiro de 2022;
  • Dezembro – dezembro de 2021 e fevereiro de 2022.

Saque emergencial

Além disso, existem outras opções de como sacar FGTS 2021. A modalidade é nova e não estava prevista em lei até 2020, quando foi criada visando auxiliar a população em relação as consequências da pandemia de Covid-19.

Saque digital

Com o advento da tecnologia, muitas tarefas foram facilitadas, principalmente ao sacar FGTS. A modalidade digital oferece mais conforto e praticidade, além de ser muito seguro. Sobretudo, consiste na possibilidade de o beneficiário consultar e solicitar saques de uma conta de sua titularidade em qualquer banco apenas utilizando o aplicativo do FGTS (disponível para Android, IOS e Windows Phone).

Publicidade

Como sacar o FGTS?

Ao sacar FGTS 2021, é importante saber se você tem saldo no FGTS e se está apto a fazer a retirada. Em caso positivo, é possível sacar o seu FGTS a partir do aplicativo FGTS em uma conta de preferência, ou em caixas eletrônicos e lotéricas (apenas saques de até 3.000,00 reais) ou, ainda, em uma agência bancária CAIXA. É necessário estar munido de documento oficial com foto, cartão cidadão e senha. Entretanto, esses últimos se houverem, ao sacar presencialmente.

Quem deseja sacar tem direito a retirada de apenas o valor de R$ 1.045,00. Se acaso haja demais dúvidas sobre o benefício, é possível solucioná-las via Internet Banking no site da Caixa ou ligar na central de atendimento no número 0800-726-0207. Agora você já sabe quais são os saques disponíveis de FGTS 2021 e como fazer para sacá-lo! Então, compartilhe essas informações com quem pode precisar delas!

Como serão definidos os pagamentos Auxílio Emergencial 2021?

Publicidade