Por meio da plataforma Valores a Receber do banco central, você pode ver “perdas” antigas em contas bancárias fechadas ou taxas indevidas cobradas por bancos e outras entidades financeiras que resultaram em dinheiro esquecido nos bancos.
Segundo o Banco Central, 114 milhões de pessoas e 2,7 milhões de empresas entraram no sistema de assessoria para verificar se têm saldos disponíveis em alguma instituição.
Destes, 25,9 milhões de pessoas físicas e 253 mil empresas descobriram que tinham valores a receber.
Confira na sequência como sacara esse dinheiro esquecido nos bancos.
Dinheiro esquecido nos bancos: Como efetuar o saque?
Após consultar o dinheiro esquecido nos bancos e verificar a possibilidade de saque, você deve clicar em uma das opções indicadas pelo sistema para resgatar:
- Solicite aqui: reembolse o valor via Pix em até 12 dias úteis. O usuário deve escolher uma das chaves Pix e fornecer dados pessoais e salvar o número do contrato caso precise entrar em contato com a agência
- Solicitado pela Instituição: em casos nos quais as instituições financeiras não oferecem reembolsos via Pix. Os usuários devem entrar em contato com o telefone ou e-mail fornecido para combinar uma forma de retirada com a instituição.
Os procedimentos são para as duas primeiras rodadas de liberação dos valores esquecidos nos bancos.
Após a conclusão desse novo ciclo de agendamento, o sistema de Valores a Receber será reformulado em 17 de abril e estará disponível para consultas novamente em 2 de maio, com as seguintes alterações:
- Não serão mais necessários agendamentos, os cidadãos podem solicitar resgate de recursos na primeira consulta
- Os dados enviados pelo banco serão atualizados, possibilitando que novas pessoas sejam beneficiadas pelo resgate e que novos valores possam ser resgatados por aqueles que já foram beneficiados.
Esse modelo de consulta foi criado para que cidadãos e empresas possam, primeiro, verificar se possuem recursos disponíveis de instituições financeiras.
Mas, existem regras para definir quais quantias podem ser recuperadas, confira a lista:
- Conta corrente ou poupança fechada com saldo disponível
- Cobrança indevida de taxas e parcelas em operações de crédito, desde que as devoluções estejam especificadas nos termos de compromisso (assinados pelo banco com o banco central)
- Participação no capital e distribuição do excedente líquido aos beneficiários e participantes das cooperativas de crédito
- Recursos não-responsáveis relacionados a consórcios rescindidos.
Segundo o BC, ao todo são 8 bilhões de reais a serem pagos, mas na primeira fase foram emitidos apenas 3,9 bilhões de reais.
No primeiro semestre deste ano a consulta evidenciou que também devem ser devolvidos os encargos e obrigações de crédito cobrados indevidamente e não especificados no prazo de compromisso.
Outros retornos também podem ser previstos, como contas cadastradas mantidas por corretores e revendedores em títulos e valores mobiliários imobiliários.
Como consultar o valor a receber?
Se você também gostaria de saber se possui algum valor esquecido no banco para receber, basta realizar a consulta no site informado pelo Banco Central seguindo o passo-a-passo abaixo:
- Entre no site
- Informe o teu CPF ou CNPJ, data de nascimento ou de criação da empresa e clique em consultar para verificar se possui algum valor disponível para os dados informados
- Caso a resposta tenha sido positiva e você tenha algum valor para recuperar é necessário seguir outros procedimentos para conseguir consultar qual o valor exato e quando o mesmo estará disponível para saque.
Lembrando que os passos citados aqui foram válidos para as duas primeiras etapas de consulta.
Se possuir valores para receber, faça o seguinte:
- Acesse o site valorareceber.bcb.gov.br nas datas e prazos de retirada informados na primeira consulta feita. As pessoas que esquecerem a data podem repetir o processo e descobrir a data e o período de retirada no seu caso
- Quando chegar a hora, faça login com sua conta Gov.br (para conseguir acessa o recurso é preciso ter conta nível prata ou ouro). Caso o cidadão ainda não possua uma conta nesse nível, ele deve se cadastrar imediatamente no site ou app Gov.br, ou aumentar o nível de segurança (no caso de conta Bronze).
Após os valores, o Banco Central aconselha os titulares de contas a:
- Não abrir uma conta e ajustar o nível no dia em que o resgate for organizado
- Verificar o valor devido, a instituição que deve devolver o valor e a origem (tipo) do valor devido
- Não consultar ou sacar por meio de outros sites que não sejam o oficial do Banco Central
- O Banco Central não entrará em contato.
Fique atento as datas que serão confirmadas pelo Banco Central para que você consiga resgatar o seu dinheiro esquecido nos bancos.
Para mais informações sobre esse assunto continue nos acompanhando nesse blog!
Publicado por um redator oficial do blog do Seguro Online. Estou aqui para lhe ajudar com conteúdo informativo e original!